A Amazônia em dois lados!

A Amazônia em dois lados!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Fisicamente a Amazônia, ou Região Norte, se caracteriza por extensa depressão de terras equatoriais formando vasta planície, situada entre o Maciço das Guianas de um lado e os primeiros degraus do Planalto Central do outro, tendo, a oeste a Cordilheira dos Andes.

É dividida pelo equador terrestre, que deixa a menor e mais acidentada parte ao norte, dotando o conjunto de um clima quente-úmido bem regular, com pequena diferença entre os meses mais quentes e os mais frescos.

O Amazonas, eixo principal da Bacia, é o maior rio do mundo, vindo depois o Mississipi-Missouri e Nilo; é, pois, duas vezes maior que o rio situado na América do Norte e duas vezes e meia que o africano. Percorrendo 7.025 Km, desde o Pico Huagro até o Atlântico, surge no Peru a partir das águas formadas pelo degelo andino; encontra-se então a 4.000 metros de altitude e, segundo o Instituto Amazônico da UNESCO, dista apenas 120 Km do Pacífico. Constitui-se, assim, num quase canal natural bioceânico que, ao entrar no Brasil pela cidade de Tabatinga já corre numa planície a 82 metros do nível do mar, faltando 3.200 Km para atingir o Atlântico; até Iquitos no Peru é permanentemente navegável em 3580 Km.

Recebe mais de 500 afluentes, representando uma via permanente de navegação com cerca de 19.000 Km, número que se poderá multiplicar várias vezes levando-se em conta a existência de furos e igarapés, pequenos cursos d'água que, durante as enchentes, unem entre si os lagos e rios, bem como os paranás, pequenos braços de rios que contornam ilhas.

O Amazonas apresenta profundidades que variam dos 20 aos 130 metros e largura que vai dos 96 Km, na embocadura do Rio Negro, até 1,5 Km no Estreito de Óbidos.

A Amazônia contém sete pragas!

1 FOGO
As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. Considerada a emissão de carbono, os prejuízos chegam a 5 bilhões de dólares.

2 MADEIREIRAS
Há mais de 3 000 empresas cortando árvores. Para cada unidade retirada, os madeireiros danificam pelo menos outras quinze árvores.

3 ESTRADAS
Mais de 80% das queimadas acontecem perto das rodovias. A colonização se dá ao longo de 100 000 quilômetros de estradas clandestinas.

4 GARIMPOS
Além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, os garimpeiros foram responsáveis pela chegada da aids às aldeias indígenas.

5 PASTAGENS
A soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, que abrem novas áreas na mata. Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto.

6 CORRUPÇÃO
Só a Operação Curupira, realizada em junho, prendeu 47 funcionários do Ibama envolvidos na exploração ilegal da floresta.

7 BUROCRACIA
De 539 milhões de reais em multas aplicadas em 2004, só 63 milhões de reais foram pagos e apenas 3 milhões de reais ficaram com o Ibama.

Deixa o mato crescer em paz

O Governo Federal anunciou que irá monitorar via satélite todos os biomas do Brasil. Atualmente apenas a Amazônia é monitorada, ficando de fora o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O primeiro mapeamento completo desses biomas deverá estar pronto em abril de 2010.

o que é floresta amazônica?

É uma região natural da América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical - a Floresta Amazônica (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica) - a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro.